Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças.
Tomar vacina é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças, principalmente no momento atual em que o mundo se encontra. Vacinas evitam doenças graves e suas complicações, salvando muita gente da morte.
Agora, que estamos passando por uma pandemia, mais do que nunca, demos cumprir nosso dever como cidadãos e nos vacinarmos contra a COVID19. E devemos ter em mente que precisamos manter os hábitos de distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos após sermos vacinados, pois a eficácia da vacina será realmente significativa somente quando a grande maioria da população estiver vacinada.
Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos. Como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle dessas doenças hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.
Toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, incluindo a vacina contra o COVID-19, garantindo assim sua segurança. Elas também passam pela avaliação de institutos reguladores rígidos. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Lembre-se que as vacinas salvam vidas!
Não duvide na hora de se vacinar.